Quer me mandar uma mensagem? | contato@www.educadordesucesso.com.br

As crianças aprendem tolerância brincando juntas

//As crianças aprendem tolerância brincando juntas

As crianças aprendem tolerância brincando juntas

Através do uso apropriado do jogo dramático os professores poderão ensinar as crianças a terem auto governo fazendo com que suas atividades emocionais tenham lugar de um modo legítimo. Tantas crianças necessitam canalizar suas emoções sem o saberem. Muitas têm lares ou pais que tornam isso difícil. Se você ficar interessado neste tipo de jogo, uma regra de ouro é: se houver necessidade, o professor pode sugerir o que fazer, mas não deve mostrar como fazê-lo.
Vamos conhecer cinco técnicas de expressão dramática:

1-Dramatização com ruídos, sons e ritmos:
As crianças poderão se sentir inibidas para participar de atividades teatrais. Dica: Favoreça práticas que envolvem sons, ruídos e ritmos, fomentando a participação espontânea dos alunos através:
-Conte histórias e peça para os alunos emitirem os sons e ruídos dos personagens e situações apresentadas através de movimentos dos pés, mãos, boca, objetos, etc.
-Solicite que os alunos deitem de costa e prestem atenção no som de seus batimentos cardíacos e reproduzam o ritmo do coração por meio de movimentos.
-Proponha a livre movimentação a partir da audição de uma música.

2- Dramatização com bonecos:
Cada aluno cria seu boneco com sucatas. Se os alunos ainda não possuem coordenação para produzir bonecos, disponibilize bonecos previamente confeccionados convidando-os a brincarem com seus “personagens”, reproduzindo suas vozes e inventando os diálogos ao seu modo.

3- Dramatização com máscaras e fantasias.
O uso de máscaras, fantasias e adereços incita a imaginação infantil e permite que a criança atue conforme as características que ela inventa para o personagem. Se você não conta com fantasias improvise com papel ou com roupas fora de uso.

4- Dramatização com as mãos:
As mãos são recursos estimulantes para as dramatizações. Podem ser revestidas com luvas, meias ou pintadas para representar um personagem. Convide a turma para brincar e atuar reproduzindo sons, gestos e falas livremente.

5- Dramatização com movimentos expressivos e mímica:
Nesta técnica trabalha-se estritamente as expressões gestuais e movimentos. É só usar a imaginação representando movimentos de um personagem (como anda, como come, etc.) Permita que o grupo brinque junto, cada membro vivenciando o seu personagem do jeito que quiser.
A dramatização com movimentos expressivos e mímica abrange as relações entre expressão corporal e imaginação colaborando assim para o desenvolvimento psicomotor.

By | 2013-07-17T23:33:30+00:00 julho 17th, 2013|Dicas|2 Comments

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

2 Comments

  1. Danielle 29 de julho de 2013 at 13:48 - Reply

    Adorei seus posts! Site de muito bom gosto no conteúdo. Sei que é feito com extrema dedicação. Parabéns pelo blog! Muito sucesso!

  2. As crianças aprendem tolerância br... 21 de novembro de 2013 at 16:10 - Reply

    […] Através do uso apropriado do jogo dramático os professores poderão ensinar as crianças a terem auto governo fazendo com que suas atividades emocionais tenham lugar de um modo legítimo. Tantas crianças necessitam canalizar suas emoções sem o saberem.  […]

Leave A Comment