Quer me mandar uma mensagem? | contato@www.educadordesucesso.com.br

Obediência atraente?

//Obediência atraente?

Obediência atraente?

Imagine você assistindo ao seu programa favorito na televisão e alguém aparece e muda o canal ou desliga o aparelho. Qual seria seu sentimento e reação?

Agora imagine seu filho assistindo atentamente a um programa favorito na televisão e você chega e muda o canal ou desliga o aparelho dizendo que é hora de tomar banho ou algo similar.

Imaginou…

Agora pense na seguinte cena: seu filho brincando com algumas crianças na calçada. Eles estão entrosados e se divertindo muito então você chega e manda que ele pare imediatamente o que está fazendo e entre para jantar ou algo similar.
Tanto em uma situação como em outra como você definiria a reação de seu filho? Será que ele te atenderia com satisfação?
Eu arrisco dizer que você estaria suscitando a ira do seu filho e ainda esperando que ele te atenda satisfeito da vida.
Que tal fazer alguns combinados com ele?

Sugestões:

Quando seu filho estiver brincando com os amiguinhos, você poderá chamá-lo e comunicá-lo que no término dos próximos dez minutos você retornará para chamá-lo novamente e que desta vez será para entrar com você para jantar? E que você irá cumprir o que falou.
Desta forma você dará tempo para ele se preparar para encerrar o que estiver fazendo durante o tempo combinado. Você demostrará ao seu filho que o respeita e se importa com ele.
Quando terminar o tempo combinado e você chamá-lo, ele provavelmente se despedirá dos amigos e te acompanhará, mesmo que inicialmente isso pareça desconfortável para ele, mas sua atitude de valor a ele e ao que ele faz, o fará se sentir melhor.
E se acontecer que antes de terminar o tempo combinado ele já tenha entrado por livre e espontânea vontade, você precisará elogiá-lo e dar-lhe uma recompensa, um prêmio pela atitude voluntária.
A recompensa poderá ser algo simples como sair para tomar um sorvete juntos, ou comprar um doce.
Importante: Jamais usar a recompensa em troca do comportamento esperado, isso é barganha e forma um comportamento condicionado a prêmios, mas premiar a criança por uma atitude esperada e de forma voluntária faz com que ela considere a obediência como algo atraente.
O prêmio deve ser algo simbólico de pouco valor monetário, porém pode acreditar que o valor sentimental é incalculável.
Os combinados podem ser aplicados também com o tempo na televisão. Experimente!

By | 2013-11-11T18:18:00+00:00 novembro 11th, 2013|Dicas|2 Comments

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

2 Comments

  1. Danielle 11 de novembro de 2013 at 22:58 - Reply

    Ótimas dicas. Gostei da forma como escreveu o post. Ficou muito claro e conciso. Parabéns pelo blog!

  2. […] Imagine você assistindo ao seu programa favorito na televisão e alguém aparece e muda o canal ou desliga o aparelho. Qual seria seu sentimento e reação?  […]

Leave A Comment