Quer me mandar uma mensagem? | contato@www.educadordesucesso.com.br

Os três porquês

//Os três porquês

Os três porquês

As perguntas  das crianças aos pais podem ser classificadas em três categorias gerais:

1. O porquê da curiosidade (amoral). Exemplo: “Por que os pássaros controem seus ninhos nas árvores?”, “Por que os homens estão trabalhando na estrada?” ou “Por que a grama é verde?”

2. O porquê da compreensão (moral). Exemplo: “Por que o senhor ajudou aquele homem na cadeira de rodas? “Por que precisamos sempre dizer a verdade? ou Por que devemos obedecer as regras de estacionamento?”

3. O Porquê do desafio (moral). Exemplo: “Por que eu tenho que fazer isso?”, “Por que eu não posso? ou “Por que eu?”

A indicação moral diz respeito ao sentimento de preciosidade que uma pessoa tem pela outra, ou seja envolve preocupação ou falta dela pela integridade de alguém.

Já o termo amoral está ligado simplesmente a curiosidade.

Das três categorias, os pais podem responder positivamente às duas primeiras – o porquê da curiosidade e compreensão, porém é importante perceber a terceira – o porquê do desafio, pois muitas vezes os pais são desafiados sem perceber.

By | 2013-11-20T21:09:06+00:00 novembro 20th, 2013|Dicas|1 Comment

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

One Comment

  1. Os três porquês - Educador de Suces... 21 de novembro de 2013 at 16:07 - Reply

    […] As perguntas das crianças aos pais podem ser classificadas em três categorias gerais: 1. O porquê da curiosidade (amoral). Exemplo: “Por que os pássaros controem seus ninhos nas árvores?”, “Por que os homens estão trabalhando na estrada?  […]

Leave A Comment