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Propondo mais 7 temas transversais

//Propondo mais 7 temas transversais

Propondo mais 7 temas transversais

Os PCN’s instituem os temas transversais em 6 áreas:

1. Ética que compreende respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

2. Orientação Sexual que compreende o corpo como matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

3. Meio ambiente que compreende os ciclos da natureza. sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental.

4. Saúde que compreende auto cuidado e vida coletiva.

5. Pluralidade Cultural que compreende a vida das crianças no Brasil, o ser humano como agente social e produtor da cultura e cidadania.

6. Trabalho e Consumo que compreende as relações de trabalho (trabalho, consumo, meio ambiente e saúde, meios de comunicação de massa, publicidade, vendas, direitos humanos, cidadania).

Quando se trabalha temas transversais na escola tem-se a facilidade de integrar as ações de modo contextualizado através da interdisciplinaridade e transversalidade organizando as várias disciplinas num eixo único para se trabalhar os conhecimentos de modo coordenado.

Além destes temas instituídos pelos PCN’s  propomos outros temas para se trabalhar, os quais irão ajudar a tratar questões importantes e urgentes para nossa sociedade, questões estas como o individualismo exacerbado e suas consequências, a violência em todos os seus aspectos, a falta de informação ou a informação equivocada que leva a mortes ou ações desnecessárias e a falta de responsabilidade de muitos cidadãos em assumir seus próprios atos ao agir inconsequentemente.

Os temas propostos podem estar identificados nas áreas da ética, da orientação sexual, do meio ambiente, da saúde, da pluralidade cultural ou do trabalho e consumo, porém estes recebam nomes específicos e focalizam ações específicas.

São eles:

Aliança ou pacto que compreende acordos que as pessoas podem estabelecer entre elas os quais objetivam a realização de fins comuns e a responsabilidade em assumir as consequências quando o acordo é rompido sem consenso das partes envolvidas.

Auto Governo que compreende assumir responsabilidades pelos próprios atos. Quanto mais auto governo se tem pelas próprias ações, menos controle se receberá de outras pessoas.

Caráter que compreende a soma de hábitos, virtudes e vícios das pessoas (traços morais da personalidades de cada um) que devem ser tratados na escola.

Individualidade que compreende que cada ser humano é único com suas características e particularidades que distinguem os indivíduos. Não existe dois seres humanos iguais.

Mordomia que compreende que cada um deve ter a responsabilidade de cuidar de tudo que lhe vier às mãos, sendo de suas posses ou de outros.

Soberania que compreende que embora a educação seja laica, o ser humano tem curiosidade de saber sobre sua origem e da origem de todas as coisas  que existe e que há um ser que é soberano e que sustenta o firmamento no céu e que controla os limites dos mares e que criou a engrenagem do corpo humano com um cérebro fantástico e que criou as flores, etc. E que esse ser supremo é Deus.

Semeadura e Colheita que compreende que tudo aquilo que se plantar se colherá, ou seja, toda ação tem uma reação, cada ato traz uma consequência se positivo, positiva se negativo, negativa.

Os temas transversais instituídos pelos PCN’s permeiam todas as áreas do conhecimento do currículo escolar e atendem a necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola, enquanto que os temas propostos neste texto atenderá além das temáticas sociais, também as temáticas psicológicas. São temas que envolvem aprender sobre a realidade para interferir nesta realidade a fim de transformá-la.

E você? O que achou? Deixe seu comentário abaixo.

 

Fontes:

– Canal do Educador – Amélia Hamze.
– Wikipédia
– F.A.C.E. Fundação para a Educação Cristã Americana – Rosalie Slater e Verna M. Hall.

By | 2013-12-27T20:54:00+00:00 dezembro 27th, 2013|Pensamentos|1 Comment

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

One Comment

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