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Como estimular seus alunos a comerem frutas, legumes e verduras?

//Como estimular seus alunos a comerem frutas, legumes e verduras?

Como estimular seus alunos a comerem frutas, legumes e verduras?

Os Professores sabem, por experiência, que as crianças preferem paladares mais doces e têm aversão a  amargos e azedos encontrados em frutas, legumes e verduras. Nutricionistas afirmam que isso se dá graças a uma defesa que o organismo tem contra substâncias tóxicas e venenosas.

Com a correria do dia a dia das famílias a grande desculpa é a falta de tempo para oferecer alimentos mais naturais, por isso os pais investem em alimentos industrializados, buscando maior praticidade o que resulta, por parte das crianças, em falta de contato e oportunidade de experimentar novos alimentos e mais nutritivos.

O fato é que a criança precisa ser estimulada a provar paladares diferentes, desta forma ela se habitua a consumí-los, pois frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas e minerais que regulam o metabolismo do organismo e nutrem as células.

Ao Professor cabe promover o consumo destes alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

Para que o Professor facilite este processo na escola é necessário:

1- Comunicar a família que este trabalho será realizado, pois os pais são a referência e o espelho dos filhos, e poderão dar continuidade ao trabalho em casa.
2- Insistir e estimular a criança a provar os alimentos, pois assim surge o hábito de consumí-los;
3- Ser um modelo, comer junto e apreciar o alimento influenciará a criança.
4- Ser paciente, pois as mudanças em preferências do alimento ocorrerão lentamente. As crianças precisam provar um alimento novo muitas vezes antes que saibam que gostam dele.
5- Tente oferecer uma pequena quantidade do alimento novo por vez.

Se utilizando de linguagem lúdica, o Professor poderá desenvolver:

 Recursos e estratégias:

• Divulgar para as crianças o cardápio semanal disponível;
• Roda de conversa
• Música
• Teatro
• Recorte, colagem e modelagem
• Pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e vídeos…
• Desenho livre

 Procedimentos metodológicos:

• Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças;
• Registro dos alimentos mais consumidos na família;
• Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos;
• Apresentação das frutas, verduras e legumes, através do olfato e tato
• Recorte de frutas, verduras, legumes e construção pelos alunos de um prato que represente uma alimentação saudável;
• Organização de uma a hortinha comunitária;
• Simulação de uma feira;
• Preparação e degustação de receitas saudáveis.

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By | 2014-01-13T15:26:56+00:00 janeiro 13th, 2014|Dicas|1 Comment

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

One Comment

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